20 de outubro: Dia Mundial da Osteoporose
O Dia Mundial da Osteoporose, celebrado em 20 de outubro, é uma data para chamar atenção para o problema que, segundo dados da International Osteoporosis Foundation (IOF) — Fundação Internacional de Osteoporose, atinge cerca de dez milhões de pessoas no Brasil. Conforme divulgado pela Fundação, a cada três pacientes que sofreram fratura no quadril, um tem o diagnóstico de osteoporose; e deste número, um em cada cinco, recebe algum tipo de tratamento. Ainda de acordo com um estudo da IOF referente à América Latina, a incidência da doença no Brasil crescerá cerca de 32% em 35 anos, devido ao aumento da expectativa de vida da população.
Idosos, principalmente mulheres pós-menopausa, são os que mais sofrem com osteoporose. Além da idade avançada, outros fatores de risco são: histórico familiar, dieta pobre em cálcio e vitamina D, fumo, álcool, vida sedentária e deficiência hormonal.
Em uma oportunidade anterior, explicamos que dentro do processo natural de envelhecimento ocorre uma diminuição da massa muscular e da resposta que esse músculo necessita em caso de um acidente ou uma queda. Falamos também que a osteoporose tem um papel fundamental nesse processo, pois diminui a resistência do osso a traumas de menor energia.
Na ortopedia, o maior problema encontrado são as falhas no tratamento das fraturas devido à qualidade óssea, que tornam a fixação dos implantes que temos atualmente, sejam as placas, parafusos, hastes e as próteses de substituição, extremamente difícil já que a qualidade óssea impede que os implantes convencionais que são utilizados em pacientes jovens sejam utilizados nesse grupo específico de pacientes.
Contudo, a ortopedia, especialmente a traumatologia, tem trabalhado muito no desenvolvimento de implantes e técnicas cirúrgicas a fim de proporcionar uma melhor fixação em um osso cuja qualidade óssea é prejudicada pela osteoporose.
Confira o que o Dr. Paulo Barbosa falou sobre essas técnicas e veja alguns casos clínicos.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.
Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.
.