Neste artigo você poderá entender como funciona um quadril normal, as causas da dor no quadril, o que esperar da cirurgia de substituição — artroplastia — e quais exercícios e atividades ajudarão a restaurar sua mobilidade/função e força que permitirão que você retorne às atividades cotidianas.
Realizada pela primeira vez em 1960, a cirurgia de substituição do quadril (artroplastia do quadril) é uma das operações mais bem-sucedidas em toda a medicina. Desde 1960, melhorias nas técnicas cirúrgicas de substituição de articulação e tecnologia aumentaram grandemente a eficácia das artroplastias totais do quadril. De acordo com a Agência de Pesquisa e Qualidade em Assistência Médica do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, mais de 300.000 substituições totais do quadril são realizadas a cada ano no país.
Anatomia do quadril
O quadril é uma das maiores articulações do corpo. É uma articulação constituída por bola - cabeça e uma cavidade/taça — acetábulo. A cavidade é formada pelo acetábulo, que faz parte do grande osso da pelve. A bola é a cabeça femoral, que é a extremidade superior do fêmur.
As superfícies ósseas da bola e do encaixe são cobertas com cartilagem articular, um tecido liso que amortece as extremidades dos ossos e permite que eles se movam com facilidade.
Um tecido fino chamado membrana sinovial envolve a articulação do quadril. Em um quadril saudável, essa membrana produz uma pequena quantidade de fluido que lubrifica a cartilagem e elimina quase todo o atrito durante o movimento do quadril.
Bandas de tecido chamadas ligamentos (a cápsula do quadril) conectam a bola ao encaixe e proporcionam estabilidade à articulação.
Causas comuns de dor no quadril
A causa mais comum de dor e incapacidade crônica do quadril é a artrite. A osteoartrite, artrite reumatóide e artrite traumática são as formas mais comuns desta doença.
Osteoartrite. Este é um tipo de artrite relacionado com a idade. Geralmente ocorre em pessoas com 50 anos de idade ou mais e frequentemente em indivíduos com histórico familiar de artrite. A cartilagem que amortece os ossos do quadril se desgasta. Os ossos se esfregam um contra o outro, causando dor e rigidez no quadril. A osteoartrite também pode ser causada ou acelerada por irregularidades sutis na forma como o quadril se desenvolveu na infância.
Artrite Reumatóide. Esta é uma doença auto-imune na qual a membrana sinovial se torna inflamada e espessada. Esta inflamação crônica pode danificar a cartilagem, levando a dor e rigidez. A artrite reumatóide é o tipo mais comum de um grupo de distúrbios denominado "artrite inflamatória".
Artrite pós-traumática. Isso pode seguir uma lesão grave no quadril ou fratura. A cartilagem pode ficar danificada e causar dor e rigidez ao longo do tempo.
Necrose avascular. Uma lesão no quadril, como luxação ou fratura, pode limitar o suprimento de sangue para a cabeça do fêmur. Isso é chamado de necrose avascular (também conhecida como "osteonecrose"). A falta de sangue pode causar o colapso da superfície do osso, resultando em artrite. Algumas doenças também podem causar necrose avascular.
Doença de quadril na infância. Alguns bebês e crianças têm problemas no quadril. Mesmo que os problemas sejam tratados com sucesso durante a infância, eles ainda podem causar artrite mais tarde na vida. Isso acontece porque o quadril pode não crescer normalmente e as superfícies articulares são afetadas.
Descrição
Em uma artroplastia total do quadril, o osso e a cartilagem danificados são removidos e substituídos por componentes protéticos.
A cabeça femoral danificada é removida e substituída por uma haste de metal que é colocada no centro oco do fêmur. A haste femoral pode ser cimentada ou "encaixada sob pressão" no osso.
Uma bola de metal ou cerâmica é colocada na parte superior do caule ou talo. Esta bola substitui a cabeça femoral danificada que foi removida.
A superfície da cartilagem danificada do acetábulo é removida e substituída por um soquete de metal. Parafusos ou cimento são usados às vezes para segurar o soquete no lugar.
Um espaçador de plástico, cerâmica ou metal é inserido entre a nova esfera e o soquete para permitir uma superfície de deslizamento suave.
Quando a cirurgia é recomendada?
Existem várias razões pelas quais o seu médico pode recomendar a cirurgia de substituição do quadril. As pessoas que se beneficiam da cirurgia muitas vezes têm:
Dor no quadril que limita as atividades diárias, como caminhar ou se curvar;
Dor no quadril mesmo em repouso, seja dia ou noite;
Rigidez no quadril que limita a capacidade de mover ou levantar a perna;
Alívio inadequado da dor de medicamentos anti-inflamatórios, fisioterapia ou suporte para deambulação.
A avaliação ortopédica
Uma avaliação com um cirurgião ortopédico consiste em vários componentes.
Histórico médico. Seu cirurgião ortopédico coletará informações sobre sua saúde geral e fará perguntas sobre a extensão da dor no quadril e como isso afeta sua capacidade de realizar atividades cotidianas.
Exame físico. Isso avaliará a mobilidade, a força e o alinhamento do quadril.
Raios-x. Essas imagens ajudam a determinar a extensão do dano ou deformidade no quadril.
Outros testes. Ocasionalmente, outros exames, como a ressonância magnética, podem ser necessários para determinar a condição do osso e dos tecidos moles do quadril.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.
.