top of page
Foto do escritorCentro Médico Ipiranga

Artroscopia do Joelho


A Artroscopia do joelho é um procedimento cirúrgico que permite ao médico visualizar a articulação do joelho sem fazer uma grande incisão na pele e outros tecidos moles e é usada para diagnosticar e tratar uma ampla gama de problemas no joelho.

Durante a artroscopia do joelho, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada de artroscópio, na articulação do joelho e a câmera exibe as imagens em um monitor de vídeo, que são usadas para orientar instrumentos cirúrgicos em miniatura necessários para o procedimento.

Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são finos, o cirurgião pode usar incisões muito pequenas, em vez da incisão maior necessária para a cirurgia aberta. Isso resulta em menos dor para os pacientes, menos rigidez nas articulações e, muitas vezes, reduz o tempo necessário para se recuperar e retornar às atividades diárias.

Quando a artroscopia do joelho é recomendada?

Seu médico pode recomendar a artroscopia do joelho se você tiver uma condição dolorosa que não responda ao tratamento não cirúrgico — repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação.

A artroscopia do joelho pode aliviar os sintomas dolorosos de muitos problemas que danificam as superfícies da cartilagem e outros tecidos moles ao redor da articulação.

Procedimentos artroscópicos comuns para o joelho incluem:

  • Remoção ou reparo de uma lesão no menisco

  • Reconstrução de um ligamento cruzado anterior roto

  • Remoção de tecido sinovial inflamado

  • Regularização de cartilagem articular danificada

  • Remoção de fragmentos soltos de osso ou cartilagem

  • Tratamento dos problemas da patela (rótula)

  • Tratamento da sepse do joelho (infecção)

Preparando-se para a cirurgia

Seu cirurgião ortopédico pode recomendar que você consulte seu médico primário para avaliar seu estado clínico geral antes de sua cirurgia — exames pré-operatórios — para identificar quaisquer problemas que possam interferir no procedimento.

Certifique-se de informar ao seu cirurgião ortopédico de quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma. Você pode precisar parar de tomar alguns destes antes da cirurgia.

Anestesia

Antes da cirurgia, um membro da equipe de anestesia conversará com você. A artroscopia do joelho pode ser realizada sob anestesia local, regional ou geral. Saiba mais sobre anestesia clicando aqui.

Procedimento

Para começar o procedimento, o cirurgião fará algumas pequenas incisões, chamadas "portais", no seu joelho. Uma solução estéril será usada para preencher a articulação do joelho e enxaguar qualquer fluido turvo. Isso ajuda seu cirurgião ortopédico a ver as estruturas dentro do seu joelho de forma clara e detalhada.

A primeira tarefa do seu cirurgião é diagnosticar corretamente o seu problema. Ele ou ela irá inserir o artroscópio e usar a imagem projetada na tela para guiá-lo. Se o tratamento cirúrgico for necessário, o cirurgião irá inserir pequenos instrumentos através de outras pequenas incisões.

Instrumentos especializados são usados ​​para tarefas como regularizar, cortar, agarrar e reparar o menisco. Em muitos casos, dispositivos especiais são usados ​​para ancorar pontos no osso.

Recuperação

Após a cirurgia, você será levado para a sala de recuperação e será avaliado. Certifique-se de ter alguém com você para levá-lo para casa caso receba alta médica.

Embora a recuperação da artroscopia do joelho seja mais rápida do que a recuperação da cirurgia tradicional de joelho aberto, é importante seguir cuidadosamente as instruções do seu médico depois de voltar para casa.

Após a cirurgia, você sentirá alguma dor. Esta é uma parte natural do processo de cura. Seu médico e enfermeiras trabalharão para reduzir sua dor, o que pode ajudá-lo a se recuperar da cirurgia mais rapidamente.

Mantenha a perna elevada o máximo possível nos primeiros dias após a cirurgia. Aplique gelo como recomendado pelo seu médico para aliviar o edema e a dor.

Você sairá do hospital com um curativo cobrindo o joelho. Mantenha suas incisões limpas e secas. Seu cirurgião lhe dirá quando você pode tomar banho e quando você deve trocar o curativo.

A maioria dos pacientes precisa de muletas ou outra assistência após a cirurgia artroscópica. Seu cirurgião lhe dirá quando é seguro colocar peso no seu pé e perna. Se você tiver alguma dúvida sobre o peso do rolamento, ligue para o seu cirurgião.

Alguns dias após a cirurgia seu médico irá consultá-lo para verificar seu progresso, revisar os achados cirúrgicos e iniciar seu programa de tratamento pós-operatório.

Reabilitação

Sua recuperação dependerá do tipo de dano que estava presente no seu joelho. Você deve exercitar seu joelho regularmente por várias semanas após a cirurgia. Isso ajudará a restaurar o movimento e fortalecer os músculos da perna e do joelho. A Fisioterapia desempenhará um papel importante em quão bem você se recupera.

A menos que você tenha uma reconstrução ligamentar, você deve ser capaz de retornar à maioria das atividades físicas após 6 a 8 semanas, ou às vezes muito mais cedo. Atividades de impacto mais alto podem precisar ser evitadas por mais tempo.

Para algumas pessoas, mudanças no estilo de vida são necessárias para proteger a articulação. Um exemplo pode estar mudando de um exercício de alto impacto (como correr) para atividades de menor impacto (como natação ou ciclismo). Estas são decisões que você fará com a orientação de seu cirurgião.

 

Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.

Categorias
bottom of page