A artroscopia é um procedimento que os cirurgiões ortopédicos usam para inspecionar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação.
A palavra artroscopia vem de duas palavras gregas, "arthro" (articulação) e "skopein" (olhar). O termo significa literalmente "olhar dentro da articulação". Durante a artroscopia do ombro, o cirurgião insere uma pequena câmera, chamada artroscópio, na articulação do ombro. A câmera exibe imagens em um monitor de vídeo e seu cirurgião usa essas imagens para guiar instrumentos cirúrgicos em miniatura.
Como o artroscópio e os instrumentos cirúrgicos são finos, seu cirurgião pode usar incisões muito pequenas (cortes), em vez das incisões maiores necessárias para a cirurgia aberta padrão. Isso resulta em menos dor para os pacientes e reduz o tempo necessário para se recuperar e retornar às atividades favoritas.
A artroscopia do ombro é realizada desde a década de 1970. Tornou o diagnóstico, o tratamento e a recuperação da cirurgia mais fáceis e rápidos do que se pensava ser possível. Melhorias na artroscopia do ombro ocorrem todos os anos à medida que novos instrumentos e técnicas são desenvolvidos.
Anatomia
Seu ombro é uma articulação complexa que é capaz de mais movimento do que qualquer outra articulação em seu corpo. É composto por três ossos: o osso do braço (úmero), a omoplata (escápula) e a clavícula (clavícula).
Bola e soquete. A cabeça do osso do braço se encaixa em uma cavidade arredondada na omoplata. Este soquete é chamado de glenoide. Um tecido escorregadio chamado cartilagem articular cobre a superfície da bola e do encaixe. Ele cria uma superfície lisa e sem atrito que ajuda os ossos a deslizar facilmente entre si.
A glenoide é circundada por uma forte cartilagem fibrosa chamada labrum. O labrum forma uma junta ao redor do soquete, adiciona estabilidade e amortece a articulação.
Cápsula do ombro. A articulação é cercada por faixas de tecido chamadas ligamentos. Eles formam uma cápsula que mantém a articulação unida. A superfície inferior da cápsula é revestida por uma membrana fina chamada sinóvia. Produz líquido sinovial que lubrifica a articulação do ombro.
Manguito rotador. Quatro tendões circundam a cápsula do ombro e ajudam a manter o osso do braço centrado na cavidade do ombro. Este material de tendão espesso é chamado de manguito rotador. O manguito cobre a cabeça do úmero e o prende à sua omoplata.
Bursa. Existe um saco lubrificante chamado bursa entre o manguito rotador e o osso na parte superior do ombro (acrômio). A bursa ajuda os tendões do manguito rotador a deslizar suavemente quando você move o braço.
Quando a artroscopia do ombro é recomendada
Seu médico pode recomendar a artroscopia do ombro se você tiver uma condição dolorosa que não responde ao tratamento não cirúrgico. O tratamento não cirúrgico inclui repouso, fisioterapia e medicamentos ou injeções que podem reduzir a inflamação e permitir a cicatrização dos tecidos lesionados. A inflamação é uma das reações normais do seu corpo a lesões ou doenças. Em uma articulação do ombro ferida ou doente, a inflamação causa inchaço, dor e rigidez.
Lesões, uso excessivo e desgaste relacionado à idade são responsáveis pela maioria dos problemas no ombro. A artroscopia do ombro pode aliviar os sintomas dolorosos de muitos problemas que danificam os tendões do manguito rotador, o lábio, a cartilagem articular e outros tecidos moles ao redor da articulação.
Os procedimentos artroscópicos comuns incluem:
Reparação do manguito rotador
Remoção ou reparo do labrum
Reparação de ligamentos
Remoção de tecido inflamado ou cartilagem solta
Reparo para luxação recorrente do ombro
Procedimentos menos comuns, como liberação de nervo, reparo de fratura e excisão de cisto, também podem ser realizados usando um artroscópio. Alguns procedimentos cirúrgicos, como a substituição do ombro, ainda requerem cirurgia aberta com incisões mais extensas.
Planejamento para cirurgia
Seu cirurgião ortopédico pode pedir que você consulte seu médico primário para garantir que você não tenha nenhum problema médico que precise ser tratado antes da cirurgia. Exames de sangue, eletrocardiograma ou radiografia de tórax podem ser necessários para realizar sua cirurgia com segurança.
Se você tiver certos riscos para a saúde, uma avaliação mais extensa pode ser necessária antes da cirurgia. Certifique-se de informar o seu cirurgião ortopédico de quaisquer medicamentos ou suplementos que você toma. Você pode precisar parar de tomar alguns deles antes da cirurgia.
Se você é geralmente saudável, sua artroscopia provavelmente será realizada em ambulatório. Isso significa que você não precisará passar a noite no hospital. O hospital ou centro cirúrgico entrará em contato com você com antecedência para fornecer detalhes específicos sobre seu procedimento. Certifique-se de seguir as instruções sobre quando chegar e, especialmente, quando parar de comer ou beber antes da cirurgia.
Antes da operação, um membro da equipe de anestesia conversará com você sobre as opções de anestesia. A artroscopia do ombro pode ser realizada usando bloqueios nervosos regionais que adormecem o ombro e o braço. Este medicamento entorpecente é injetado na base do pescoço ou no alto do ombro. É aqui que estão localizados os nervos que controlam a sensação no ombro e no braço. Além de seu uso como anestésico durante a cirurgia, um bloqueio nervoso ajudará a controlar a dor por algumas horas após a conclusão da cirurgia. Muitos cirurgiões combinam bloqueios nervosos com uma anestesia geral leve porque os pacientes podem se sentir desconfortáveis ao permanecer em uma posição pelo tempo necessário para concluir a cirurgia.
A maioria dos procedimentos artroscópicos leva menos de uma hora, no entanto, a duração da cirurgia dependerá do que o cirurgião encontrar e dos reparos necessários.
Procedimento Cirúrgico
Posicionamento e Preparação
Uma vez na sala de cirurgia, você será posicionado de forma que seu cirurgião possa ajustar facilmente o artroscópio para ter uma visão clara do interior do ombro. As duas posições mais comuns do paciente para a cirurgia artroscópica do ombro são:
Posição da cadeira de praia. Esta é uma posição semi-sentada semelhante a sentar em uma cadeira reclinável.
Posição de decúbito lateral. Nesta posição, o paciente está deitado de lado em uma mesa de operação.
Cada posição tem algumas pequenas vantagens. Os cirurgiões selecionam as posições com base no procedimento que está sendo realizado, bem como em seu treinamento individual.
Uma vez posicionado, a equipe cirúrgica removerá os pelos, se necessário, e depois espalhará uma solução antisséptica sobre o ombro para limpar a pele. Eles cobrirão seu ombro e braço com cortinas estéreis e provavelmente colocarão seu antebraço em um dispositivo de retenção para garantir que seu braço permaneça imóvel.
Procedimento Seu cirurgião pode injetar fluido no ombro para inflar a articulação. Isso facilita a visualização de todas as estruturas do ombro através do artroscópio. Em seguida, seu cirurgião fará uma pequena punção em seu ombro (do tamanho de uma casa de botão) para o artroscópio. Fluido flui através do artroscópio para manter a visão clara e controlar qualquer sangramento. As imagens do artroscópio são projetadas na tela de vídeo mostrando ao cirurgião o interior do ombro e qualquer dano.
Uma vez que o problema é claramente identificado, seu cirurgião irá inserir outros pequenos instrumentos através de incisões separadas para tratá-lo. Instrumentos especializados são usados para tarefas como barbear, cortar, agarrar, passar sutura e dar nós. Em muitos casos, são usados dispositivos especiais para ancorar os pontos no osso.
Seu cirurgião pode fechar suas incisões com pontos ou tiras estéreis (pequenos band-aids) e cobri-las com um curativo grande e macio.
Em breve publicaremos mais informações sobre a Recuperação da Artroscopia do Ombro: reabilitação, possíveis complicações e resultados.
𝗘𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲. Entre em contato e informe-se sobre a melhor opção para você: (21) 99985-4472 / 98181-6519 / 2205-7996 / 3176-2061. Aqui em nosso site, você pode solicitar o agendamento preenchendo um simples formulário clicando aqui!
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.
Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.