13 de outubro foi o Dia Mundial de Prevenção à Trombose. Durante todo o mês, entidades se unem para chamar atenção para essa que é uma das principais ameaças enfrentadas pelos pacientes que se submetem a uma cirurgia. Sabendo dos riscos envolvidos, o Centro Ortopédico Ipiranga segue os mais altos índices de prevenção com seus pacientes.
A Trombose Venosa Profunda (TVP) é a formação de um coágulo sanguíneo dentro de uma veia profunda. Geralmente ocorre na coxa ou na panturrilha e pode se desenvolver após qualquer cirurgia importante. Pessoas que fazem cirurgias nas pernas e no quadril estão especialmente em risco.
No último dia 11, Dr. Paulo Barbosa participou do evento multidisciplinar para prevenção e tratamento da TEV (Tromboembolismo Venoso), realizado no Hospital Quinta D'Or.
Dr. Eduardo Sanchez (foto), membro da Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia (SBTH), destacou a importância do evento. "O que fizemos aqui no Quinta D'Or foi muito importante, pois conseguimos reunir não só médicos e enfermeiros, mas todos os profissionais envolvidos no cuidado com os pacientes. São ações como essa que nos ajudam a disceminar conhecimento".
Sobre a participação do Dr. Paulo Barbosa, Dr. Eduardo Sanchez comemorou: "A área da ortopedia nos preocupa bastante e ter o apoio de especialistas como o Dr. Paulo é muito importante para nós".
De acordo com as estatísticas, uma em cada quatro pessoas que são acometidas por trombose morrem. Por isso é tão importante divulgar os riscos e, principalmente, que há prevenção.
É importante seguir cuidadosamente as instruções do seu médico para minimizar o risco de coágulos sanguíneos durante as primeiras semanas de recuperação da cirurgia.
Sinais de atenção de coágulos sanguíneos
Dor na panturrilha e na perna, não relacionada à sua incisão
Sensibilidade ou vermelhidão sobre ou abaixo do joelho
Inchaço da coxa, panturrilha, tornozelo ou pé
Sinais de atenção de Embolia Pulmonar
Falta de ar súbita
Dor no peito, particularmente com a respiração
Confira as fotos do evento:
.