Celular pode provocar problemas na coluna? SIM
Você já ouviu falar sobre a Síndrome do Pescoço de Texto? Ela pode danificar a sua coluna e tem sido uma grande preocupação entre os ortopedistas e fisioterapeutas de todo o mundo. Isso porque o grande vilão dessa história faz parte do dia a dia de todos: o celular.
Ao utilizar o Smartphone para conversar ou navegar pelas Redes Sociais, a maioria das pessoas adota uma postura errada, o que acaba prejudicando a saúde da coluna.
Ao olhar o celular de forma errada, geramos peso para a nossa coluna e essa carga aumenta de acordo com o grau de inclinação da cabeça.
Na posição neutra — com a cabeça reta, nossa coluna suporta um peso natural de 5 kg. Se inclinarmos a cabeça em 30°, por exemplo, esse peso passa a ser de 18 kg.
Como o uso do Smartphone é cada vez mais frequente durante todo o tempo, existem alguns exercícios que podem ajudar a reduzir a fadiga nos músculos do pescoço e do ombro no dia a dia. Além disso, você deve se policiar sempre que estiver com o celular na mão para que sua postura permaneça correta.
Ao invés de inclinar a cabeça, procure levantar a mão, apoiando o cotovelo, para que o celular fique na direção do seu rosto.
Aumente o tamanho das letras para poder ler de longe. Isso evita a necessidade de inclinar e projetar a cabeça para frente, fora do eixo neutro.
Mude de posição a cada 15 a 20 minutos e faça alongamento e fortalecimento do pescoço frequentemente durante o dia para reduzir o esforço físico e melhorar a postura do pescoço e ombro.
Confira alguns exercícios que você pode fazer em casa ou no trabalho. Mas lembre-se sempre: em caso de dor, o ideal é que você procure um médico imediatamente.
.