Cirurgia e Tabagismo
O tabagismo é reconhecido como uma das principais causas de doenças evitáveis. A maioria das pessoas sabe que fumar está ligado a doenças cardíacas e respiratórias, bem como a vários tipos de câncer. No entanto, muitas pessoas não estão cientes de que fumar tem um sério efeito negativo sobre os ossos, músculos e articulações, e que fumar muitas vezes leva a resultados piores da cirurgia ortopédica.
Fumar tem um efeito negativo na cicatrização de fraturas e feridas após a cirurgia.
Ossos quebrados demoram mais para cicatrizar em fumantes por causa dos efeitos nocivos da nicotina na produção de células formadoras de osso.
Os fumantes também apresentam uma taxa maior de complicações após a cirurgia do que os não fumantes — na verdade, fumar pode ser o fator mais importante nas complicações pós-operatórias. As complicações mais comuns causadas pelo tabagismo incluem:
Má cicatrização de feridas
Infecção
Resultados finais menos satisfatórios da cirurgia
Os pesquisadores observaram que os pacientes que param de fumar têm melhores resultados para tratamentos cirúrgicos de condições e lesões musculoesqueléticas.
Pesquisa sobre Tabagismo e Procedimentos Ortopédicos
Em cirurgias de reparos do manguito rotador, os resultados foram significativamente melhores para pessoas que nunca fumaram e para aqueles que pararam de fumar do que para fumantes. Isso porque fumar também tem um impacto negativo em cirurgias que se concentram nos músculos.
Um estudo comparou os resultados de 235 pacientes tratados em duas instituições médicas diferentes. Os resultados em não fumantes foram significativamente melhores do que os resultados em fumantes.
Os não fumantes experimentaram menos dor e um maior grau de função após a cirurgia do que os fumantes.
Resultados bons ou excelentes foram observados em 84% dos não fumantes, mas em apenas 35% dos fumantes.
Evidências como essas continuam indicando que fumar é prejudicial, não apenas para os pulmões, mas também para os ossos e músculos.
Pare de Fumar Agora
Você pode melhorar suas chances de um resultado bem-sucedido após a cirurgia se não for fumante ou tiver parado de fumar, de acordo com os pesquisadores.
Antes de planejar sua cirurgia ortopédica, certifique-se de conversar com seu cirurgião sobre o uso de tabaco. Informe-se sobre os programas de suporte para ajudá-lo a sair. Existem muitos programas de cessação do tabagismo de baixo custo disponíveis.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica. Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no
Centro Médico Ipiranga clicando aqui.