No dia 1º de outubro comemorou-se o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Esta data foi criada por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1991, visando tratar dos direitos dos idosos e criando espaços de debate sobre a importância de preservar o respeito e a dignidade dessas pessoas. Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que, até 2060, a população brasileira com 80 anos ou mais deverá ser representada por 19 milhões de pessoas.
Esse envelhecimento da população reflete em toda a sociedade. No trânsito, por se deslocarem com mais frequência a pé, os idosos estão mais expostos, e consequentemente, são as maiores vítimas fatais como pedestres, representando 36% do total de atropelamentos registrados no país.
De acordo com um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o Brasil registrou 18 mortes a cada 100 mil habitantes por acidentes de trânsito em 2016. Entre os idosos, a taxa foi 33% maior: 24 mortes para cada 100 mil.
Ortopedia para a terceira idade
A medicina tem evoluído muito e um dos campos mais emblemáticos dessa evolução é a Ortopedia Geriátrica. Nossos pacientes hoje vivem mais e com uma melhor qualidade de vida porque se exercitam mais, tem mais atividades laborativas e de diversão. Certos de que os idosos merecem cuidados especiais, aqui no Centro Ortopédico Ipiranga trabalhamos com o Sistema integrado de Ortopedia Geriátrica, que envolve cirurgiões, clínicos e anestesistas com experiência nesse grupo de população para oferecer o que há de mais moderno dentro da medicina.
A osteoporose, a diminuição da massa muscular, a associação de pequenas comorbidades (diabetes, pressão alta e uso de medicamentos, por exemplo) tornam esses pacientes especiais. Tudo isso faz com que tenhamos uma certa propensão a lesões diferentes das crianças, do adulto e do adulto jovem. Por isso dedicamos uma maior atenção a este grupo de pessoas.
Agende a sua consulta e saiba mais sobre o Sistema integrado de Ortopedia Geriátrica. Clique aqui.
.