Lesões do Ligamento Cruzado Anterior (LCA)
Uma das lesões mais comuns do joelho é uma entorse ou ruptura do Ligamento Cruzado Anterior, também conhecido como LCA. Atletas que participam de esportes de alta demanda, como futebol e basquete, são mais propensos a lesionar esse ligamento.
Se você machucou o LCA, pode precisar de cirurgia para recuperar a função completa do joelho. Isso dependerá de vários fatores, como a gravidade de sua lesão e seu nível de atividade.
ANATOMIA
Três ossos se encontram para formar a articulação do joelho: o fêmur, a tíbia e a patela, que fica na frente da articulação para fornecer alguma proteção.
Os ossos estão ligados a outros ossos por ligamentos. Existem quatro ligamentos primários em seu joelho. Eles agem como cordas fortes para manter os ossos juntos e manter o joelho estável.
Ligamentos colaterais
Estes são encontrados nas laterais do joelho. O ligamento colateral medial está do lado de dentro e o ligamento colateral lateral está do lado de fora. Eles controlam o movimento lateral do joelho e o protegem contra movimentos incomuns.
Ligamentos Cruzados
Estes são encontrados dentro da articulação do joelho. Eles se cruzam para formar um "X" com o ligamento cruzado anterior na frente e o ligamento cruzado posterior atrás. Os ligamentos cruzados controlam o movimento para frente e para trás do joelho.
O ligamento cruzado anterior corre diagonalmente no meio do joelho. Impede que a tíbia deslize na frente do fêmur, além de proporcionar estabilidade rotacional ao joelho.
DESCRIÇÃO
Cerca de metade de todas as lesões do Ligamento Cruzado Anterior ocorrem juntamente com danos a outras estruturas do joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros ligamentos.
Os ligamentos lesionados são considerados "entorses" e são classificados em uma escala de gravidade.
Entorses de grau 1. O ligamento está levemente danificado em uma entorse de grau 1. Foi ligeiramente esticado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável.
Entorses de grau 2. Uma entorse de grau 2 estica o ligamento até o ponto em que ele se solta. Isso é muitas vezes referido como uma ruptura parcial do ligamento.
Entorses de grau 3. Este tipo de entorse é mais comumente referido como uma ruptura completa do ligamento. O ligamento foi dividido em duas partes e a articulação do joelho está instável.
Rupturas parciais do Ligamento Cruzado Anterior são raras; a maioria das lesões do LCA são completas ou quase completas.
CAUSA
O Ligamento Cruzado Anterior pode ser lesado de várias maneiras:
Mudando de direção rapidamente
Parando de repente
Desacelerando durante a corrida
Aterrissar de um salto incorretamente
Contato direto ou colisão
Vários estudos mostraram que atletas do sexo feminino têm maior incidência de lesão do LCA do que atletas do sexo masculino em certos esportes. Tem sido proposto que isso se deve a diferenças no condicionamento físico, força muscular e controle neuromuscular. Outras causas sugeridas incluem diferenças no alinhamento da pelve e da extremidade inferior (perna), aumento da frouxidão nos ligamentos e os efeitos do estrogênio nas propriedades dos ligamentos.
SINTOMAS
Quando você lesiona o Ligamento Cruzado Anterior, pode ouvir um ruído de "estalo" e pode sentir o joelho ceder debaixo de você. Outros sintomas típicos incluem:
Dor com edema. Dentro de 24 horas, seu joelho vai inchar. Se ignorado, o edema e a dor podem se resolver por conta própria. No entanto, se você tentar retornar aos esportes, seu joelho provavelmente ficará instável e você corre o risco de causar mais danos à cartilagem de amortecimento (menisco) do joelho.
Perda de amplitude total de movimento
Ternura ao longo da linha conjunta
Desconforto ao caminhar
EXAME MÉDICO
Exame Físico e Histórico do Paciente
Durante sua primeira visita, seu médico conversará com você sobre seus sintomas e histórico médico.
Durante o exame físico, seu médico verificará todas as estruturas do joelho lesionado e as comparará com o joelho não lesionado. A maioria das lesões ligamentares pode ser diagnosticada com um exame físico completo do joelho.
Testes de imagem
Outros testes que podem ajudar seu médico a confirmar seu diagnóstico incluem:
Raios X. Embora não mostrem nenhuma lesão no ligamento cruzado anterior, as radiografias podem mostrar se a lesão está associada a um osso quebrado.
Exame de ressonância magnética (RM). Este estudo cria melhores imagens de tecidos moles como o Ligamento Cruzado Anterior. No entanto, uma ressonância magnética geralmente não é necessária para fazer o diagnóstico de uma ruptura do LCA.
TRATAMENTO
O tratamento para uma ruptura do LCA varia de acordo com as necessidades individuais do paciente. Por exemplo, o jovem atleta envolvido em esportes de agilidade provavelmente precisará de cirurgia para retornar aos esportes com segurança. O indivíduo menos ativo, geralmente mais velho, pode retornar a um estilo de vida mais tranquilo sem cirurgia.
Tratamento não cirúrgico
Um LCA rasgado não cicatrizará sem cirurgia. Mas o tratamento não cirúrgico pode ser eficaz para pacientes idosos ou com um nível de atividade muito baixo. Se a estabilidade geral do joelho estiver intacta, seu médico pode recomendar opções simples e não cirúrgicas.
Reforço. Seu médico pode recomendar uma cinta para proteger seu joelho da instabilidade. Para proteger ainda mais o joelho, você pode receber muletas para evitar que você coloque peso na perna.
Fisioterapia. À medida que o inchaço diminui, um cuidadoso programa de reabilitação é iniciado. Exercícios específicos restaurarão a função do joelho e fortalecerão os músculos das pernas que o sustentam.
Tratamento cirúrgico
Reconstruindo o ligamento. A maioria das rupturas do LCA não pode ser suturada (costurada) novamente. Para reparar cirurgicamente o LCA e restaurar a estabilidade do joelho, o ligamento deve ser reconstruído. Seu médico substituirá seu ligamento rompido por um enxerto de tecido. Este enxerto atua como um andaime para um novo ligamento crescer.
Os enxertos podem ser obtidos de várias fontes. Muitas vezes eles são retirados do tendão patelar, que corre entre a patela e a tíbia. Os tendões dos isquiotibiais na parte de trás da coxa são uma fonte comum de enxertos. Às vezes, um tendão do quadríceps, que vai da patela até a coxa, é usado. Finalmente, o enxerto de cadáver (aloenxerto) pode ser usado.
Existem vantagens e desvantagens em todas as fontes de enxerto. Você deve discutir as opções de enxerto com seu próprio cirurgião ortopédico para ajudar a determinar qual é o melhor para você.
Como o crescimento leva tempo, pode levar seis meses ou mais antes que um atleta possa retornar aos esportes após a cirurgia.
Procedimento. A cirurgia para reconstruir um Ligamento Cruzado Anterior é feita com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia, menos tempo gasto no hospital e tempos de recuperação mais rápidos.
REABILITAÇÃO
Quer o seu tratamento envolva cirurgia ou não, a reabilitação desempenha um papel vital no retorno às suas atividades diárias. Um programa de fisioterapia irá ajudá-lo a recuperar a força e o movimento do joelho.
Se você tiver uma cirurgia, a fisioterapia primeiro se concentra em devolver o movimento à articulação e aos músculos circundantes. Isto é seguido por um programa de fortalecimento projetado para proteger o novo ligamento. Este fortalecimento aumenta gradualmente o estresse através do ligamento. A fase final da reabilitação visa um retorno funcional adaptado ao esporte do atleta.
No próximo artigo você poderá conferir o tema: Lesão do LCA: Requer Cirurgia
Se identificou com algo deste artigo? 𝗘𝘀𝘁𝗮𝗺𝗼𝘀 𝗰𝗼𝗺 𝗮𝘁𝗲𝗻𝗱𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀 𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀 𝗲 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲. Entre em contato e informe-se sobre a melhor opção para você: (21) 99985-4472 / 98181-6519 / 2205-7996 / 3176-2061. Aqui em nosso site, você pode solicitar o agendamento preenchendo um simples formulário clicando aqui!
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.
Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.