Obesidade, perda de peso e cirurgia de prótese articular
Atualizado: 26 de nov. de 2024
Hoje, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista. Pensando nisso, decidimos compartilhar com vocês um artigo que está diretamente ligado ao trabalho do Nutricionista — a obesidade, e que interfere em diversas cirurgias ortopédicas.
Se você precisar de uma cirurgia de prótese de joelho ou quadril - e seu peso for significativamente maior do que deveria - seu médico pode aconselhá-lo a perder peso antes do procedimento. Mesmo que você se sinta em forma e saudável com seu peso atual, estudos mostram que um paciente com IMC maior que 40 tem maior probabilidade de apresentar complicações sérias durante e após a cirurgia do que um paciente com peso normal. Seu médico deseja que você esteja ciente desses riscos para que possa tomar medidas para minimizá-los antes do procedimento.
O que é o IMC?
O IMC é uma medida da gordura corporal com base na altura e no peso. Normalmente, quanto maior o seu IMC, mais gordura corporal você tem. Seu médico usará o seguinte cálculo para determinar seu IMC:
Para um adulto, as seguintes faixas de IMC se aplicam:
Condições de saúde que podem afetar a cirurgia
Pacientes com obesidade têm maior probabilidade de ter certas doenças e problemas de saúde que aumentam os riscos da cirurgia. Esses incluem:
Doenças cardiovasculares, incluindo hipertensão
Diabetes tipo 2
Apneia obstrutiva do sono
Síndrome metabólica - um grupo de problemas de saúde que aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2
É importante estar com a melhor saúde possível antes da cirurgia. Se você tiver uma dessas condições, seu médico trabalhará com você para garantir que ela seja tratada e controlada antes do procedimento.
Maior risco de complicações
Existem riscos associados a cada cirurgia. No entanto, alguns riscos são maiores para pacientes com obesidade.
Complicações durante a cirurgia
Anestesia. É mais difícil administrar anestesia a um paciente com obesidade. As complicações podem ser devidas à forma e anatomia do corpo do paciente ou a condições de saúde que podem afetar a respiração. Os desafios para o anestesiologista incluem:
Localização de veias para administrar anestesia geral e medicamentos necessários
Garantir que o oxigênio e o fluxo de ar sejam suficientes
Posicionar corretamente a agulha ao aplicar bloqueios de nervos espinhais e epidurais e outros tipos de anestesia regional
Tempos operatórios. Existem desafios técnicos associados à realização de cirurgia em um paciente com obesidade, portanto, os tempos operatórios costumam ser mais longos. Em geral, quanto mais tempo você fica na cirurgia, maior é o risco de ter complicações.
Complicações após a cirurgia
Em comparação com um paciente de peso normal, um paciente com obesidade tem maior probabilidade de apresentar as seguintes complicações após a cirurgia:
Infecção
Fraca cicatrização de feridas
Dificuldade ao respirar
Coágulos de sangue
Embolia pulmonar - um coágulo de sangue nos pulmões
Menores complicações
A cirurgia de colocação prótese articular ajudar a aliviar a dor e permitirá que você viva uma vida mais plena e ativa. No entanto, se você tem obesidade, talvez nunca alcance o aumento de mobilidade e amplitude de movimento experimentado por um paciente com peso normal.
Você também pode ter mais complicações do implante após a cirurgia, como:
Afrouxamento e falha de componente
Luxação da articulação de substituição, especialmente no quadril
Em alguns casos, uma segunda cirurgia de "revisão" pode ser necessária para remover implantes que falharam e substituí-los por novos.
Reduzindo seus riscos
Na maioria dos casos, a artroplastia total do quadril e do joelho são procedimentos eletivos. Por esse motivo, seu médico pode recomendar que você experimente tratamentos não cirúrgicos - como medicamentos e fisioterapia - para atrasar a cirurgia de substituição da articulação. Isso lhe dará tempo para perder peso e reduzir seu IMC antes do procedimento.
Perdendo peso
Os elementos-chave para perder peso são dieta e exercícios. Em geral, você deve tentar fazer as seguintes mudanças no estilo de vida:
Reduza a ingestão de gordura e calorias. Tente fazer refeições repletas de frutas, vegetais e grãos inteiros, carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura. Beba muita água e evite bebidas açucaradas que são ricas em calorias. Você também pode consultar um nutricionista.
Obtenha mais atividade física e exercícios. Se você tem dor constante no quadril ou no joelho, pode não ser tão ativo quanto antes. Atividades de baixo impacto - como nadar, andar de bicicleta ou usar uma máquina elíptica - colocarão menos pressão nas articulações do que exercícios extenuantes e ainda serão eficazes para ajudá-lo a perder peso.
Fazendo uma mudança agora
Os pacientes que precisam de cirurgia de substituição da articulação geralmente pretendem perder peso após o procedimento - quando o alívio da dor permite que sejam mais ativos fisicamente.
Na realidade, entretanto, estudos mostram que apenas uma pequena porcentagem de pacientes com obesidade realmente perde peso após a substituição da articulação - a maioria dos pacientes mantém o mesmo IMC após a cirurgia.
Em vez de esperar, é muito importante estabelecer um estilo de vida mais saudável agora - antes da cirurgia de substituição da articulação. Perder peso e reduzir seu IMC diminuirá o risco de complicações e aumentará a probabilidade de um resultado cirúrgico bem-sucedido. Em alguns casos, também pode diminuir a dor a ponto de não ser mais necessária a substituição da articulação - ou pode ser adiada por vários anos.
Trabalhe com o seu médico
Embora alcançar e manter um peso saudável possa ser um desafio de longo prazo, a recompensa é significativa. Se você precisar de ajuda para perder peso e reduzir seu IMC antes da cirurgia de prótese da articulação, converse com seu médico de atenção primária. Ele pode recomendar atividades e exercícios específicos de baixo impacto e ajudá-lo a escolher um plano comercial de perda de peso que se adapte às suas necessidades e estilo de vida.
Um tratamento multidisciplinar pode te trazer inúmeros benefícios.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica. Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.