Muitas pessoas têm dúvidas sobre a relação da osteoporose com a idade, as fraturas e o tratamento dessas fraturas. Neste vídeo, Dr. Paulo Barbosa, diretor do Centro Ortopédico Ipiranga, fala sobre o envelhecimento — processo fisiológico natural do corpo humano, e explica o que é a Ortopedia Geriátrica.
Comparando o começo do século passado aos dias atuais, podemos afirmar que a população aumentou a sobrevida em três vezes mais. Temos, hoje, 11 vezes mais idosos — considerando idosos aqueles com 70 anos ou mais — do que no passado. Isso aconteceu graças a evolução da medicina, que proporciona uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento mais tardio.
Do ponto de vista biomecânico, as características mais importantes do processo fisiológico do envelhecimento do sistema músculo-esquelético são:
Perda de massa muscular
Perda da capacidade de reação
Diminuição da massa óssea
Juntando essas características, fica mais fácil entender o aumento das quedas na terceira idade, já que o osso fica mais frágil, dificultando a sustentabilidade e facilitando a fratura.
Assista ao vídeo abaixo e entenda como a osteoporose e a menopausa se relacionam com as quedas e qual a importância da Ortopedia Geriátrica no tratamento de fraturas.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.
Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.