Um dos principais riscos enfrentados pelos pacientes que se submetem à cirurgia é uma complicação chamada Trombose Venosa Profunda (TVP).
A TVP é a formação de um coágulo sanguíneo dentro de uma veia profunda. Geralmente ocorre na coxa ou na panturrilha e pode se desenvolver após qualquer cirurgia importante. Pessoas que fazem cirurgias nas pernas e no quadril estão especialmente em risco.
A embolia pulmonar é um coágulo sanguíneo que se liberta e percorre as veias. Se atingir os pulmões, pode bloquear o fluxo de sangue para os pulmões e coração. Essa é uma condição perigosa que pode até levar à morte.
Após a cirurgia, o seu médico descreverá um programa para ajudar a prevenir o desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Isso pode incluir elevação periódica das pernas, exercícios para as pernas para aumentar a circulação, meias de apoio e medicação para o sangue.
O vídeo abaixo, com narração em inglês, fornece informações adicionais sobre o TVP e sua prevenção.
Sinais de atenção
É importante seguir cuidadosamente as instruções do seu médico para minimizar o risco de coágulos sanguíneos durante as primeiras semanas de recuperação da cirurgia.
Sinais de atenção de coágulos sanguíneos
Dor na panturrilha e na perna, não relacionada à sua incisão
Sensibilidade ou vermelhidão sobre ou abaixo do joelho
Inchaço da coxa, panturrilha, tornozelo ou pé
Sinais de atenção de Embolia Pulmonar
Falta de ar súbita
Dor no peito, particularmente com a respiração
Avise imediatamente ao seu médico se desenvolver algum destes sinais.
Este artigo é fornecido como um serviço informativo e não substitui a orientação médica.
Qualquer pessoa que procure aconselhamento ou assistência ortopédica específica deve consultar o seu cirurgião ortopédico ou agendar uma consulta no Centro Ortopédico Ipiranga clicando aqui.