Nada na medicina surge de uma hora para a outra. E na Ortopedia não é diferente! Sempre que um novo implante ou uma nova técnica é utilizada na prática médica, significa que especialistas dedicaram muitas horas de estudos e pesquisas antes de aplicarem as técnicas nos pacientes reais.
Tudo começa com a identificação do problema clínico a ser resolvido e a técnica a ser melhorada. A partir daí, os especialistas discutem sobre as possíveis soluções, preparam os desenhos iniciais até se tornarem protótipos, fazem testes biomecânicos e também em espécimes humanos e, só então, utilizam — com segurança — em humanos.
Para incentivar o desenvolvimento da cirurgia do Trauma Ortopédico, o Departamento Ortopédico da Universidade da Califórnia em São Francisco (UCSF) abriu suas instalações para a reunião do grupo de experts da AO Technical Commissions (AOTK), do qual Dr. Paulo Barbosa faz parte. Lá os especialistas discutem novas ideias e testam novos implantes e técnicas, buscando sempre proporcionar melhorias na qualidade de tratamento para os nossos pacientes.